segunda-feira, janeiro 31

Mestrado em “Declarações pré-jogo”

Os profissionais de futebol de equipas com menos de 40 pontos no final da Superliga Galp Energia (também conhecidos na gíria como “jogadores dos clubes pequenos”) são cidadãos letrados, que apresentam não só licenciatura como diversas pós-graduações…
Destaque-se o Mestrado em “Declarações pré-jogo”. Este inclui formação completa na arte de responder às difíceis questões colocadas pelos representantes da comunicação social. Tome-se o exemplo:

Pergunta: “O que espera do próximo jogo no Dragão, contra o Futebol Clube do Porto?”
Resposta: “Bem, sabemos que o Porto é um adversário difícil, está ferido no seu orgulho após o jogo passado, trata-se do campeão em título e tem jogadores que de um momento para o outro podem desequilibrar... mas nós também temos o nosso valor, encaramos o campeonato jogo a jogo, trabalhamos de forma séria para que Domingo a Domingo possamos* alcançar os nossos objectivos. Tem-nos faltado a estrelinha da sorte nos últimos jogos e temos também sido escandalosamente prejudicados por arbitragens habilidosas… O que posso dizer é que vamos ao Dragão lutar pelos três pontos sem receios, defendendo quando não tivermos a bola e atacando quando a tivermos, jogando taco-a-taco com o nosso adversário.”


* é também usado o vocábulo “póssamos”, nesta situação