quarta-feira, janeiro 25

Vamos às compras II

Os saldos são a altura ideal para avolumar a aldrabice, praticando publicidade enganosa em grande escala.
As montras exibem caracteres garrafais: 30%, 40%, 50% quando os lojistas pretendem propagandear -30%, -40%, -50%. Se não forem precisos poderei interpretar a mensagem como -70%, -60% e -50%.
Rigor matemático à parte, o método de atrair o consumidor tornou-se rebuscado e desleal. É prática comum ver na montra de um estabelecimento um gigante “70%” com um minúsculo “até” escondido no canto superior esquerdo. Na verdade, a maioria das reduções pode nem passar além dos 30% mas, existindo um cachecol verde fluorescente danificado com desconto de 70%, constrói-se um chamariz aliciante e enganador.
Verdadeiramente escandaloso é levar a “técnica do até” da montra para o produto. Sim, já foi avistada a etiqueta do “até 50%” num artigo! Qualquer dia surge, associado a um Logan 12 anos, um rótulo com um minúsculo “podia ser que fosse” e um gigante “apenas 1€”.
Quem defende o consumidor?