sexta-feira, setembro 21

Cuba, dia IV - Havana, apartamento 1464

Chove a cântaros. Os passeios da tarde foram cancelados, até ver.
Tomei decisões importantes quanto aos próximos passos da minha odisseia. Amanhã deixo a capital.
Iniciei uma parceria estratégica com um gato malhado que ronda o apartamento. Ele caça as bichesas e eu em troca... deixo-o viver. Chamem-me porco colonialista mas é apenas a lei do mais forte.
À medida que a minha barba cresce, a pele escurece e as fotos vão rareando, desvio-me da condição de turista e aproximo-me do “status” de cubano. Por um lado, estou mais seguro e menos exposto a contactos indesejados, por outro, acabou-se o assédio das “jineteras”.
Solicitei “pollo” para o jantar. Vou certificar-me de que o meu sócio felino se encontra são e salvo antes de iniciar a refeição.