terça-feira, outubro 4

Pressupostos errados

De premissas erradas o mais natural é chegarmos a conclusões erradas. Parece uma banalidade mas há quem ainda não tenha aprendido.

Um homem e uma mulher sentados na esplanada de um café pedem uma cerveja e um sumo de laranja natural (atenção, não disse “respectivamente”). Porque será que quando o empregado chega com as bebidas deduz automaticamente que o sumo é para a senhora e a cerveja para o cavalheiro? Será que se é menos homem por beber um sumo ou antinatural que uma mulher goste do travo característico da cerveja?
Pois bem, o homem era eu…

Outro dia acompanhei a mãe de um amigo ao banco. A senhora estava a tratar de um empréstimo que ficará em nome do filho para a compra da primeira habitação.
Naturalmente que ao explicar a situação à funcionária que a atendia mencionou por diversas vezes “O meu filho assim / O meu Paulo assado”.
Porque havia a bancária de supor que o filho era eu? Eu até nem disse: “Mamã, quero colinho”. Mas que direito tinha ela de se dirigir a mim como sendo o filho da mãe do meu amigo?
Veja-se só a quantidade de pressupostos errados que existiam na cabeça daquela incompetente: pensou que eu, que detesto ficar a dever dinheiro a alguém, iria pedir 100.000 euros emprestados; imaginou que o meu pai fez sexo com a mãe do meu amigo e sem preservativo!; aceitou de bom agrado que eu me chamaria Paulo quando o meu BI mostra claramente que o meu nome é David.

Uma nota final, quem partiu do pressuposto que fui eu a pedir o sumo está errado!

2 Comments:

At 11:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois é! E eu que o diga... põem-me sempre à frente o descafeínado que se destina ao meu marido, e a ele, oferecem-lhe parcimoniosamente o meu café...
Pressupostos, mitos ou preconceitos?!

 
At 11:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

bem ja ca faltava falar do sporting lol tens de admitir k ele na vale nada e k o porto sera sp o melhor=)

bem em relasao a seres um bm cndutor na posos diser mt pk nc andei ctg mas ja te vi a conduzir e na tas no grupo de bns condutores lol

isto e td a binkar deixo te mts bejinhos e espero encontar me ctg em breve=)

 

Enviar um comentário

<< Home