segunda-feira, fevereiro 6

14,50

Quem nunca teve de fazer obras em casa? É um flagelo que invariavelmente, de tempos a tempos, nos bate à porta.
A situação que passo a relatar ocorreu aquando da substituição dos tacos de madeira do meu quarto por uns modernos mosaicos que, para além de frios como um glaciar, se sujam facilmente. Para a tarefa de remoção/aplicação foi “contratado” um indivíduo africano que, após experiência acumulada nas obras de construção civil, anuiu em fazer o biscate lá em casa.
Enquanto procedia à orçamentação pediu a minha ajuda no sentido da determinação da área do “cuarto” (foi assim mesmo que ele escrevinhou na folha de papel). Sendo que em planta o meu quarto apresenta a forma geométrica de um rectângulo a área pode ser facilmente obtida multiplicando o comprimento (c) pela largura (l) do mesmo. Ciente deste facto, o operário especializado acompanhou junto a mim o processo de introdução dos inputs na máquina calculadora e o surgimento do resultado: “14,50”.
14,5” – disse eu – “a área perfaz 14,5 metros quadrados”. Confiante nos seus conhecimentos de aritmética e na prova irrefutável que o visor da calculadora fornecia, o trabalhador contestou: “Não não, são 14,50!”. Tinha toda a razão, era escusado ter tentado ludibriar um leigo com propriedades algébricas avançadas.