segunda-feira, fevereiro 27

SG 200

Tomar um chocolate quente pela manhã no local de trabalho é óptimo. Primeiro, porque as máquinas Saeco conservam a tradição milenar italiana de bem confeccionar bebidas quentes mas, essencialmente, porque é à borla.
O modelo em causa – SG 200 – possuiu um portfolio onde figura a trilogia das bebidas clássicas (café, galão e chocolate) entre algumas novidades como o capichoc. As diferentes opções estão elegantemente catalogadas em 10 botões fashion na metade superior do aparelho. A meia altura situa-se uma abertura rectangular onde podemos recolher a bebida, complementada com uma portinhola em plástico que sela o local. O processo de preparação é limpo, (supostamente) silencioso e totalmente automático: pressiona-se o botão correspondente à bebida desejada e a máquina coordena e executa as acções seguintes. Existe um display no topo da geringonça que informa o estado da operação, bastando aguardar que o "em preparação" apague e acenda o "retirar copo" para podermos desfrutar do nosso pedido.
Naquela manhã, mal pressionei o botão "chocolate", a máquina rugiu 3 vezes e começou a esguichar aleatoriamente jactos de um líquido castanho, quente e açucarado, para todo o lado menos para onde devia… o interior do copo!
A salvo no meu lugar privilegiado de observador assisti ao triste espectáculo dando graças à minha atitude prudente. Tinha, ao contrário da esmagadora maioria das vezes, fechado a porta de segurança.