quarta-feira, março 15

7x8

Houve um tempo em que os alunos da instrução primária (hoje 1º ciclo, amanhã “sabe-se lá o quê”) eram “gentilmente persuadidos” a dominar a tabuada de fio a pavio. O método de memorização profetizado pela docente que leccionou a minha quarta classe era eficiente e frutuoso.
O modus operandis da professora Cecília, uma beirã gorducha, bem disposta e trabalhadora, consistia em efectuar no início da aula um circuito ziguezagueante pelas carteiras, perguntando de forma aleatória a cada aluno: “6x5?”, “8x8?”, “4x9?”. Uma resposta incorrecta significava geralmente TPC extra. Recordo que à época os castigos físicos já estavam abolidos…longe vai o tempo em que se levava 24 reguadas por não se saber coisas tão importantes como “onde nasce o rio Lis”.
Voltando à vaca fria, que é como quem diz à professora Cecília, o grande receio de todos os seus alunos era, indiscutivelmente, a tabuada dos 7, onde figuravam os manhosos “7x8” e “7x9”. O principal problema era o pouco tempo que a professora nos dava para responder, nunca mais de 3 segundos. O seu dedo inquisidor dificultava o raciocínio e uma memória curta, preenchida com cartas de amor e rebuçados, também.
Havia contudo aqueles que procuravam tornear a aflição, recorrendo-se de um antídoto eficaz concebido pelo meu grande amigo Paulo. O método aumentava em 300% o tempo de resposta e era praticamente imperceptível. Ao invés de se pronunciar directamente, o inquirido repetia a questão (tal qual tivesse ouvido mal), usava-a na resposta e ainda invertia a ordem dos factores antes dos 3 segundos começarem a contar. Eis um exemplo: ”Disse 4x6? Ora 4x6 são...6x4 que são... 24!”

Nota: O rio Lis nasce no maciço calcário estremenho (Porto de Mós) e desagua no oceano Atlântico, junto a Vieira de Leiria (Marinha Grande), após percorrer 40 km.

2 Comments:

At 12:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Osd meus papas tinham que saber as estações de cmainho de ferro de angola de cor, o Estado Novo fazia questão que os cidadãos portugueses nunca se perdessem em Angola, sob pena de levar as tasi 24 reguadas.

 
At 3:47 da manhã, Blogger Irineu Júnior said...

Haha, 7x8 sempre foi foda. Por isso é o nome de meu blog!

 

Enviar um comentário

<< Home