segunda-feira, fevereiro 19

Erros de casting

As novelas portuguesas, grande entretém dos que não são pró-futebol ou suficientemente machos para apontar a porta da cozinha à esposa, são, em teoria, espelhos da nossa sociedade. Contudo, não me parece que estejam a seguir à risca os padrões bem vincados do mundo real que habitamos.
Perguntava, e com muita razão, um amigo meu: “mas será que alguém lê o jornal em casa de fato e gravata?”. Mais, o que é feito das gajas feias? Elas andam em força no país de verdade mas estão desaparecidas das telenovelas.
Os dentes das personagens, independentemente do estatuto social, estão sempre imaculadamente brancos, as casas não têm pó e, embora povoadas por jovens radicais, aparentam sempre uma arrumação irrepreensível.
Mas que realidade vem a ser esta em que nunca ninguém se engana a falar, solta perdigotos, ou tosse? As meninas acordam já maquilhadas e não me lembro de alguém ser apanhado a limpar os sanitários ou a fazer compras no LIDL.
Para além de tudo isto constato que, apesar da crise que varre o país, a classe média se encontra estranhamente endinheirada... jardineiros, mordomos e motoristas já nem os ricos têm!