sábado, abril 5

Ensinamentos falaciosos

A instrução primária é o período de aprendizagem das bases que alicerçam o conhecimento adulto. É por isso aconselhável que conteúdos leccionados estejam solidamente demostrados e desprovidos de falácias.
Assim, considero inaceitável que se ensinem aos mais novos mnemónicas altamente ardilosas e desajustadas dos princípios da física newtoniana.
Para o operador relacional “>” é costume pedir-se às crianças que dobrem ambos os braços e verifiquem que no direito a força é “maior”. Tal não é, no ponto de vista de quem já foi agredido por um canhoto, uma verdade universal.
Pessoalmente, aprendi com a professora Zulmira a distinguir a esquerda da direita. Segundo as suas instruções precisas, esquerda era o lado da sala de aula onde se encontrava a janela, sendo direita o da lareira. Tal não deixaria de ser absolutamente verdade, se nessa saudosa época não passasse a maioria do tempo virado para trás...

2 Comments:

At 3:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Zulmira... a minha era Isilda de Viseu... porque será que as profes da primaria têm nomes tão estranhos...

Uma outra menemonica de k todos nos lembramos é a das tribos Barbaras sempre pela mesma ordem...

Godos, Ostrogodos e Visigodos etc...

Deve ser a 1ª coisa que todos temos que memorizar em pequenos.

 
At 11:16 da manhã, Blogger Susana said...

A minha era D. Fátima.. era grande, mesmo grande e era má todos os dias! Mas lembro-me, como se fosse hoje, das aulas dela! Enfim... nessa altura ainda baralhava a direita com a esquerda... quer dizer... hoje também mas... sim... o meu sentido de orientação continua estrondosamente mau! Deve ter sido por, à semelhança do Rocha, também eu estava sempre virada para trás... troquei a direita com a esquerda! Coisas da vida!

 

Enviar um comentário

<< Home