quarta-feira, agosto 13

Bullying

Há um novo rebuçado a adoçar as já muito cariadas bocas daqueles que ganham a vida a interpretar fenómenos sociais. Não bastavam as condições de degradação das escolas, as trapalhadas na colocação dos docentes ou os enganos nos exames nacionais, agora temos também o bullying.
De acordo com a indesmentível wikipedia, esta é a dimensão da tragédia:

Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz/es de se defender.”

Este pomposo estrangeirismo não é mais do que o renomear do nosso genuíno “espancar os marrões e caixas-de-óculos”. Tal prática, socialmente aceite, decorre há décadas sem prejuízo do equilíbrio sentimental entre vítimas e agressores.
Desde o final do serviço militar obrigatório e do afastamento do major Valentim Loureiro que se tentam extinguir da sociedade portuguesa todas as manifestações de cariz violento. Estou certo que interferir com a lei da selva (inteiramente aplicável no universo escolar) é abrir mais uma caixa de Pandora. Zeus tenha dó de nós.

1 Comments:

At 4:18 da tarde, Blogger Unknown said...

David.
Parabéns por este dia, pois, nao esqueci, mas nao tenho o teu contacto,agora ao entrar aqui lembrei-me e aproveito para o fazer
Parabésn pelo teu aniversario

F.Bastos

 

Enviar um comentário

<< Home